Paraíso do Atlântico ou Caribe Brasileiro é como Arraial do Cabo é carinhosamente chamada pelos brasileiros. Próxima ao Rio de Janeiro é parada obrigatória para os amantes da natureza. Costões, águas cristalinas e uma rica vida marinha fazem deste um lugar indescritível. Se vem para o Rio de Janeiro, que tal aproveitar e passar um dia inteiro se encantando com as belezas de Arraial do Cabo?

 

Imperdível em Arraial: As Praias do Paraíso

Arraial do Cabo é um dos destinos de praia mais procurados pelos turistas no Brasil. E não sem razão. As praias de águas cristalinas e praticamente intocadas tem chamado a atenção de brasileiros e estrangeiros.

Os foto-tour Olhares Brasil, contemplam visitas com fotografias nas praias e nas mais belas paisagens das encostas junto a elas. São momentos para contemplação e encantamento, diversão e relaxamento em mergulhos nas águas cristalinas. Dependendo do tipo de pacote escolhido, o tour vai contemplar 3 ou mais praias. Normalmente no passeio saindo do Rio de Janeiro e retornando à tardinha, fazemos o passeio de barco por pelo menos 3 praias, ou o visitante pode optar pela visita às paisagens da costa acessadas por trilhas e parada em 2 praias para mais tempo de relaxamento e divertimento.

Na excursão de 2 ou 3 dias, é possível conhecer todas as principais praias de Arraial com mais tempo.

Veja um pouco do que você vai contemplar em uma das cidades mais lindas do Brasil.

 

Arraial do Cabo. Paraíso do AtlânticoPraia da Ilha do Farol

A praia do Farol é controlada pela marinha brasileira e só permite 250 pessoas por vez. O acesso é somente através de barco, o que permite o total controle da movimentação dos turistas. Cada grupo que desce das embarcações tem somente 30 minutos para aproveitar a praia.

Considerada a praia mais perfeita do Brasil, de areia branca e água cristalina, tem um perímetro exclusivo para o uso dos banhistas, e parte do acesso proibido. Inclusive é neste local de acesso proibido que se encontra uma árvore centenária. A figueira com mais de 600 anos hoje faz parte do mapa náutico do Brasil, e já foi usada por Américo Vespúcio como ponto de referencia. Hoje a figueira faz parte do mapa náutico do Brasil.

Conta-se também que na Praia do Farol a areia não esquenta. Que tal comprovar a veracidade dessa informação?

Algumas informações importantes sobre este lugar incrível. Câmera fotográfica com capa de proteção impermeável é necessário por conta da saída da embarcação para os botes que acessam a praia. O mar bate um pouco e molhar a câmera é inevitável. O ideal para este passeio é mesmo uma go pro. É importante levar em conta também que o protetor solar deve ser passado ainda na embarcação. Não é permitido levar nenhum tipo de alimentos ou bebidas para a areia. A praia faz parte de um espaço de preservação ambiental e da marinha brasileira, as regras são rígidas e devem ser respeitada sob pena de multa.

Arraila do Cabo. Paraíso do AtlânticoPraia do Forno

Chega-se a praia do forno de barco, a partir da praia dos anjos, ou pela famosa trilha de 500 metros que se completa em aproximados 20 minutos. O visual é incrível. É uma das vistas mais famosas de Arraial.

Prainhas do Pontal do Atalaia

As prainhas do Pontal do Atalaia já tiveram seu acesso somente via trilha e passagem pelas pedras. Hoje há uma escadaria de 225 degraus que leva o visitante ao paraíso se deslumbrando com uma vista simplesmente espetacular.

Para chegar até a escadaria é preciso estar de carro. Estaciona-se o carro nas proximidades da escadaria e aí é só descer e aproveitar um dos visuais mais lindos do estado. O ideal é chegar cedo para ter assim a possibilidade de pegar a praia vazia e estacionar com mais tranquilidade.

Arraial do Cabo. Paraíso do AtlânticoPraia Brava

A praia Brava é um paraíso escondidinho e pouco conhecido. Uma trilha com entrada discreta praticamente em frente à pousada Tanto Mar, muito rápida, com aproximadamente 12 minutos de caminhada, leva a um dos lugares mais incríveis de Arraial do Cabo. A vista da Trilha é deslumbrante. A cor do mar tem a mistura certa dos mais belos tons de azul-esverdeado. A trilha é uma escadaria nas pedras o que por si só já é um passeio imperdível. Na chegada à praia o presente é o mergulho em um mar azul e cristalino para refrescar revigorar as energias, que sem dúvida, será necessário para a subida que requer maior esforço. Vale cada passo.

Para curtir a praia o recomendado é ir na maré baixa, pois o mar é um pouco violento e a extensão de areia da praia some na maré alta. Na maré baixa, com sorte, dá para aproveitar piscinas naturais.

Arraial do Cabo. Paraíso do AtlânticoPraia Grande

De Fácil acesso, é uma praia de mais de 11 Km de extensão, ganhou o nome da atriz nascida na cidade. Chamada de Orla Flávia Alessandra, a atriz tem até estátua na orla. Uma praia muito parecida com praias da região como saquarema. Muito frequentada por surfistas

A orla da praia grande foi reformada e tem um calçadão estruturado e moderno, com quiosques e plantas nativas da região preservadas.

Um excelente lugar para tomar uma bebida e apreciar o entardecer. O pôr do sol sobre o mar é sem dúvida uma das atrações desse paraíso.

O passeio de barco

O passeio de barco em Arraial do Cabo é um dos pontos altos da visita à cidade se você tem somente um dia. A embarcação passa pela praia da Ilha do Farol, somente visitada de barco, a praia do forno, as prainhas do Atalaia além da Gruta Azul em um costão rochoso com acesso pelo alto mar.

A parada na praia do Farol é de 30 minutos, tempo permitido pela marinha. Nas prainhas do Atalaia o barco fica um tempo um pouco maior, de 1 hora. Faz uma passagem pela praia do forno sem parada, e segue para alto mar para a visita à gruta Azul. A ordem não é necessariamente esta pois depende da maré e de mudanças climáticas se for o caso. O passeio tem a duração de 2 a 3 horas.

 

Veja os pacotes e escolha o seu!